segunda-feira, 11 de julho de 2011

Histórico da Federação das Igrejas Cristãs Evangélicas da Região do Baixo Amazonas



Belém, 5 de janeiro de 1993

Mas esforçai-vos e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma grande recompensa (II Cro. 15.7).
Quando nasceu a Federação do Baixo Amazonas, grande foi o contentamento, grande foi a euforia dos que a viram nos primeiros dias de sua fundação e organização. Que alegria, que contentamento, lhe tem acompanhado através destes vinte e dois anos de sua existência a serviço das Uniões Femininas Cristãs Evangélicas da Região do Baixo Amazonas. Ainda é muito jovem, mas com carga de experiência tamanha que dá vontade de entrar nessa guerra, nessa luta, que é sua como é também daquelas de bom senso espiritual que se colocam ao seu lado. Em seu seio já abrigou, tantas irmãs ilustres, que só, o tempo e a sua história um dia revelará quem foram elas. Pois, desde o dia em que foi formada e organizada, como Federação das Uniões Femininas das Igrejas Cristãs Evangélicas do Baixo Amazonas, tem tido em suas lutas, o Senhor dos Senhores, “O VENCEDOR EM TODAS AS BATALHAS O SENHOR JESUS CRISTO O UNIGÊNITO FILHO DE DEUS”.
Desde o ano de 1967, havia uma grande ansiedade, como também, uma não menos expectativa quanto à criação do órgão que viesse a ser constituído, para coordenar os trabalhos já existentes em nossas Igrejas, em relação às Uniões Femininas de nossa Região do Baixo Amazonas. O movimento foi crescendo e o desejo de várias Uniões foi aumentando, até que se concretizou o que demais era almejado. No ano de 1968, a missionária senhora Mary MacAllister, iria participar de um Congresso que naquele ano, seria realizado em São Luis do Maranhão, no Seminário Cristão Evangélico do Norte. E como representante das Uniões desta Região, em sua bagagem e em sua agenda, ela levava um pedido das Uniões Femininas das Igrejas Cristãs Evangélicas do Baixo Amazonas. Que esta Região em um futuro próximo, viesse a realizar o seu Congresso, através de um orgão que regesse esse tipo de atividades em nosso meio, como sendo a criação da Federação do Baixo Amazonas. O primeiro passo a ser tomado seria saber se todas as Igrejas da Região tinham União Feminina. Havia naquela época sete Igrejas organizadas e outras em fase de organização; e todas contendo União Feminina. O segundo passo seria criar uma Comissão e que a mesma se reverteria na primeira Diretoria da Federação Cristã Evangélica do Baixo Amazonas. A qual ficou assim, constituída:


Comissão:
Mary MacAllister
Anita Jantz
Antonina Dias Negrão
Sebastiana Pereira Monteiro

Como representantes da Confederação Maranhense, fizeram parte do primeiro Congresso, as seguintes irmãs: Jóia Hunsberger e Ildenê Ferreira que dariam posse a primeira Diretoria que ficou assim, constituída: com as irmãs já mencionadas acima.
O primeiro Congresso foi realizado no dia 25 de janeiro de 1970. Como está prescrito na primeira Ata que diz assim: I Congresso das Uniões Femininas Cristãs da Federação do Baixo Amazonas.
Ata da reunião de abertura do I Congresso realizado aos vinte e cinco dias do mês de janeiro do ano de 1970, às dezenove horas e trinta minutos, no Templo da Igreja Cristã Evangélica de Abaetetuba. Esse primeiro Congresso foi assistido por 36 senhoras, sendo 14 delegadas e 22 visitantes. Quanto aos cultos da noite, a Igreja sempre estava cheia. A Junta Regional Amazônica através do seu secretário, o irmão João José Cardoso, deu o seu apoio a esse Congresso, como também a nova organização que é a Federação. Foram dias abençoados, o Senhor Jesus Cristo, através do seu Espírito Santo, conferiu aquelas irmãs, grandes bênçãos que até hoje, através dos anos passados, ainda há recordações daqueles dias. E como prova do que relatamos com esta foto, acima. São decorridos 22 anos desta gloriosa organização que é a Federação; apesar das lutas e crises pelas quais tem passado.
Quando a Junta Regional Amazônica queria transformar a Federação em apenas uma Entidade secundária, servindo apenas como corredor, para outros em favor próprio. Mas na época desse procedimento, era a Presidente da Federação a irmã Daíde Gomes Diniz, que com muita coragem, muito amor, muita tenacidade combateu tal idéia, por este orgão que se constituiu em Federação, sendo reconhecida pela entidade de Mater Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil e pela Confederação das Uniões Femininas Cristãs Evangélicas do Brasil (AICEB). A essa denotada defensora dos direitos da nossa Federação, as Uniões agradecem a Deus, pela vitória alcançada e também a você prezada irmã em Cristo, Daíde Gomes Diniz. Que o Senhor te abençoe.
Neste momento de rara felicidade que encontramos no aconchego do nosso Deus, o qual nos constituiu como pessoas para lhe servir, pois ainda respiramos esta atmosfera de amor e de graça, vindo Dele para nós e só nos resta dizer: Obrigado Senhor, pelas companheiras de ontem, verdadeiras batalhadoras, fiéis no cumprimento dos seus deveres. Senhor, obrigado pelas de hoje, que ainda estão marejando no labor cotidiano da fé, segurando em suas mãos, este arado que é a nossa Federação Cristã Evangélica do Baixo Amazonas.
Muitos Congressos já passaram; outros hão de vir, e tu, Federação continuarás velejando os mares da vida, até o dia final, quando todas ouvirão a voz potente e majestosa daquele que vos dirá: Então dirá o Rei. Vinde benditas de meu Pai, possuir por herança o reino que vos está preparado, desde a fundação do mundo (Mt. 25.34).
Findo este histórico documento conclamando a todas as Uniões Femininas de nossas Igrejas, deste vasto vale Amazônico, a batalharem em oração por esta entidade que é a nossa Federação Cristã do Baixo Amazonas.


Da irmã em Cristo,

Sebastiana Pereira Monteiro

Nenhum comentário:

 
©2010 Raquel Melo Por Blog dos Layouts