sexta-feira, 2 de julho de 2010

SALVAÇÃO – LIVRAMENTO DE DEUS


Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus –Efésios 2.8

Introdução:
A salvação provém de Deus e está centrada na pessoa de Cristo. Inclui o bem-estar físico e espiritual: perdão dos pecados, o dom da vida eterna, a adoção como filhos de Deus e o dom do Espírito Santo.
A salvação como livramento de Deus apresenta basicamente três aspectos: justificação, santificação e glorificação

1 – Justificação
A justificação é o livramento da penalidade imposta ao pecado. Deus providenciou esse livramento por meio da morte de Jesus, um sacrifício que satisfez a justiça de Deus e cancelou a culpa do pecado. Por isso quando uma pessoa aceita Jesus em sua vida, ela se torna absolutamente livre das punições do pecado – Rm.3.23. Na justificação o homem passa do estado de pecado, para o estado de graça por meio da fé em Jesus Cristo.

2 – Santificação
A santificação é o livramento progressivo do Cristo sobre o poder do pecado. I Ts 5.23. O desejo do coração de Deus é que o crente se assemelhe a Cristo e fique livre do poder do pecado em sua vida. I Pe 1.16. Mas se pecar por causa da natureza caída, Deus fez a provisão I Jo 1.9.

3 - Glorificação
A glorificação é o livramento final da presença do pecado, que Deus dá aos seus filhos. A glorificação acontecerá com a volta de Cristo. I Co 15.52-54 e Fp 3.21. Esse corpo glorificado será semelhante ao corpo de Cristo ressuscitado I Jo 3.2.

Conclusão:
A salvação requer a ação inicial de Deus e a resposta pessoal do homem.

Francisca Noronha Monteiro
ICE da Cidade Nova V

Nenhum comentário:

 
©2010 Raquel Melo Por Blog dos Layouts